Desenvolver o hábito de escrever vai ser um grande desafio que estou me propondo a enfrentar, como uma pessoa de personalidade mais introvertida, minha zona de conforto são projetos na qual minha exposição seja mínima.
Mas, por já enfrentar situações pessoais e profissionais em que já tive que quebrar essa barreira, sei que a dificuldade inicial é quebrada com o tempo, um processo gradativo.
Além disso, escrever é algo que vai totalmente de encontro com minha personalidade.
Com a habilidade de escrever, espero conseguir alguns benefícios, dentre eles;
- Uma maior clareza pessoal.
- Me expor de uma forma que me sinta confortável.
- Explorar as minhas curiosidades, passando as descobertas dentro do meu ponto de vista sobre o assunto.
- Encontrar tópicos que me interessem genuinamente.
- Criar conteúdos que vão impactar positivamente na vida das pessoas
Também vejo um grande potencial em monetizar minha curiosidade a longo prazo.
Vou deixar aqui alguns passos que planejo seguir para que esse projeto/hábito se torne possível, e quem sabe você não consiga um insight valioso para tirar também algum projeto que você tem aí no papel.
O que planejo fazer para tirar esse projeto/hábito do papel?
Planejo diariamente me desafiar a escrever sobre algo que esteja dentro do meu círculo de curiosidade, passando meu ponto de vista sobre as informações.
Não espero que tudo flua perfeitamente, eu posso contar com o tempo para se encarregar do meu processo de melhoria contínua.
Afinal de contas, qual a melhor forma de se aprender algo do colocando em prática?
Para que isso aconteça de forma mais natural possível, vou passar a escrever um diário pessoal, escrever todos os dias algo que esteja em meus pensamentos, sem nenhum tipo de julgamento;
- Sentimentos diários
- Planejamentos
- Frustrações
- Motivações
- Coisas pela qual sou grato
O meu principal objetivo, por meio de um diário, é conquistar uma maior clareza, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, além de melhorar minha capacidade de expressão através da escrita.
Como vou escrever todos os dias?
Longe de mim ter qualquer habilidade formada sobre escrita, mas, um projeto que tive lá traz de um blog na qual escrevia por meio de um pseudônimo me possibilitou ter uma certa noção de uma boa construção de texto.
”Nunca é uma perda de tempo as habilidades que você conquista no decorrer da sua jornada, um dia elas vão ser bem-vindas.”
Não é fácil, demanda tempo e paciência, mas existem formas que vão facilitar esse desenvolvimento, vou deixar algumas dicas que planejo colocar em prática para criar e fortalecer o hábito da escrita.
Se você entender os conceitos por trás dessas dicas, tenho certeza que pode usar para outros hábitos em sua vida.
Escrever durante as primeiras horas do meu dia
Minha rotina atual consiste em acordar as 5AM.
Eu gosto desse horário por conta de ser um momento que obviamente estou mais descansado, além de ser a hora que não tenho distrações.
Se você, assim como eu, se distrai com o cachorro latindo na rua, então sabe o quanto um momento assim é precioso.
Aqui vou aplicar algo chamado “one time focus” (uma hora de foco).
Consiste em usar a primeira, ou primeiras horas do dia com o proposito de realizar algo significativo, que deixe você mais próximo dos seus objetivos.
Então, após acordar e realizar meus hábitos matinais, ligo o computador e começo a executar minha hora de foco.
Você pode se beneficiar dessa estratégia na execução de projetos pessoais, estudos, planejamentos, trabalho…
A regra é; esqueça tudo, apenas faça tarefas que deixem você mais próximo dos seus objetivos.
Dica; Coloque seu fone com uma playlist de Lo-fi, chuva, brown noise ou qualquer coisa desse tipo que te leve a um estado de foco.
Da onde vou tirar ideias para escrever?
Ideias a partir de onde a minha curiosidade me levar, conhecimentos que consumo diariamente ou que já consumi no decorrer dos anos.
O principal critério é seguir minha curiosidade, isso é algo extremamente valioso por dois motivos;
Primeiro, vou passar a escrever sobre algo que gosto e tive vontade de estudar, consequentemente vou aprender mais sobre esses tópicos.
Isso vai até mesmo me manter mais motivado e consistente.
Segundo, a curiosidade pode me levar a grandes descobertas pessoais, além de me proporcionar sempre aprender novas habilidades, que vão me deixar cada vez mais próximo de alcançar projeto de vida.
Outro ponto importante, é ter boas referencias.
Esses dias vi uma frase que dizia mais o menos o seguinte;
“Nada se cria absolutamente do zero, não queira ser 100% original, isso não existe”
Isso é libertador, não precisamos ser totalmente originais, precisamos passar nossa visão de mundo de acordo com aquele assunto.
Tudo criado, ou quase tudo, hoje em dia vieram de boas referências.
Boas referencias, vem principalmente por meio de livros, mas também podem vir de podcasts, vídeos, blogs…
Ah e se faça o favor de procurar conteúdos em inglês, hoje mesmo quem não sabe, da para se virar muito bem com os recursos que temos.
Use legendas nos vídeos, peça para alguma IA para te ajudar a compreender aquele conteúdo… mas se faça o grande favor em conjunto ir melhorando seu inglês, assim como venho fazendo.
Faça isso e tenha em primeira mãos os melhores conteúdos e referências!
Planejamento, organização e um porquê claro
Ter um bom planejamento, organização e um porquê claro de estar fazendo determinada ação muito bem definido, traz consistência e principalmente paciência a longo prazo.
1 – Planejamento
Existem diversas técnicas de planejamento, mais uma que considero primordial é o uso de agenda.
Nosso cérebro é bombardeado por milhares de estímulos todos os dias, como você quer lembrar de fazer algo se não tira essa tarefa da sua mente e coloca em um lugar que vai te lembrar disso?
Separe um dia da sua semana, abra o Google agenda e defina as suas tarefas semanais de cada dia.
Não precisa ser perfeito, mas tenha um norte do que você precisa fazer.
Separa lá seu horário de trabalho, estudos, treino, refeições, descanso… já vai ser um bom começo.
2 -Organização
A organização também faz parte de um bom planejamento, e vice-versa!
Tenha um ambiente digital onde você consiga organizar seus estudos, projetos e vida pessoal.
Ter esse estímulo visual nos gera motivação para colocar informações relevantes ali, quanto você vê essas anotações a longo prazo é muito recompensador.
“Tudo que se estuda deve ser anotado”, obrigado pelo insight Son :).
Aqui uso o notion e o meu queridinho obsidian para me planejar e organizar, qualquer hora trago umas dicas de uso, mas se você for esperto(a), já vai correr atrás disso, não vai?
3 – Porque
Sem um porquê, claro, esqueça!
Chega um momento que você se cansa e deixa tudo de lado.
Está fazendo isso porque quer ajudar sua família? Faz porque quer alavancar sua carreira e vida financeira? Faz por alguma gratificação pessoal?
Tenha o seu porque definido e use ele para trazer inspiração de continuar seguindo em frente todos os dias, mesmo quando surgirem as adversidades.
Sou imensamente grato por chegar até aqui, além de apresentar meu objetivo eu espero que as informações ajudem de alguma forma.
Isso quer dizer que assim como eu, você está em busca de evolução por meio do conhecimento, e se você busca isso, saiba que você tem um grande parceiro ao seu lado.
Ah, se você tirar algum insight daqui, e realmente conseguir colocar em prática na sua vida, minha missão com esse post foi concluída.
Até a próxima!
Higor