Você já tem consciência sobre os motivos de se ter um sistema de anotações eficiente?
Por volta de 1 ano venho praticando o hábito de anotar tudo de mais relevante que adquiro de conhecimento, mas, diferente do que fazia no passado, parei de anotar informações da forma tradicional, em cadernos.
Eu entendo que é algo bem relativo de pessoa para pessoa, e algumas preferem escrever os conteúdos a mão, e realmente seja uma boa alternativa em algumas situações.
Porém, segundo as minhas experiências, essas informações anotadas em cadernos são uteis e aproveitadas apenas naquele momento.
Onde foram parar essas anotações? Elas foram reaproveitadas, refinadas, organizadas?
Hoje, anoto tudo que estudo em softwares de anotações, o que começou somente com a prática de anotar com o tempo se transformou em um hobby.
Hobby esse que me permite conectar anotações, ter novas ideias a partir dessas conexões, e principalmente, ter essas informações de uma forma muito mais acessível para revisões e reutilização de dados.
Está vendo essas bolinhas amarelas na imagem acima?
São todos os posts criados ou ideias que tenho aqui para o blog, já as outras são anotações de conhecimentos de diversas áreas do meu interesse, que inclusive reaproveito muitos dados relevantes para escrever os posts aqui.
Agora de uma olhada nessa página;
Hoje, para o meu proposito, eu prefiro o método que mostrei na outra imagem (já te explico o porquê), mas foi aqui que comecei a fazer minhas anotações.
Essa é uma construção que exige consistência, e vai por mim, isso não é nada, mas sempre que olho, consigo enxergar com clareza minha evolução durante esse tempo.
Ter essa visão é algo que me deixa orgulhoso, e ainda muito mais motivado pela busca de novos conhecimentos.
Meu objetivo nesse post é te apresentar a lógica por trás das anotações e como você pode começar a implementar esse hábito de forma gradual e consistente para benefício próprio.
Um sistema de notas serve para você?
Antes de decidir entrar de cabeça em qualquer sistema de anotações ou softwares novos, você precisa ter clareza do porquê se está fazendo essa ação.
Se você não tem muito claro algo estruturado, que te traga algum benefício pessoal, ou, nem mesmo sabe o que vai colocar ali dentro de informações, nesse caso, não vale tanto a pena assim você ‘pular de cabeça’ nesses sistemas de anotações onde vão demandar muito tempo.
Ter esse tipo de clareza é importante para não começar a usar por 1, 2 dias, parar, e nunca mais dar continuidade.
Qualquer coisa que você decida implementar, exige 3 fases;
1 – Entendimento; Aquele período onde você vai enfrentar as dificuldades de adaptação e passa a entender as melhores formas de uso para você.
2 – Aplicação; O momento onde você adquire o entendimento e passa usar com frequência, até que esse comportamento faça parte do seu dia a dia.
3 – Tempo; O tempo de aprendizagem é relativo de pessoa para pessoa, você pode ter sim uma curva de aprendizagem super rápida, mas também pode demandar bastante do seu tempo para de fato entender como aquele sistema vai funcionar melhor para você.
Se você não refletir antes, se o tempo de aprendizagem será útil e entender realmente os processos, você não vai chegar ao ponto da compreensão ideal que te permite manter a consistência e se beneficiar da prática.
O que infelizmente vai resultar em uma grande perda de tempo.
Você passa um bom tempo tentando compreender como funciona, e no final, acaba não fazendo o melhor uso como poderia, se atente a isso.
Estratégias de anotações
Acho importante antes de apresentar as principais ferramentas que utilizo, te conscientizar sobre a lógica por trás das estratégias de anotações.
Essa é a lógica que você deve implementar dentro das ferramentas.
A prática de anotar serve para fortalecer nosso cérebro, é como se estivéssemos fazendo musculação com ele durante a prática.
As anotações seriam o peso utilizado na musculação, com o tempo, você aumenta a carga, aprimora a execução dos movimentos, desenvolve uma melhor consciência corporal…
E assim como na musculação ou em qualquer outro esporte, no começo nos sentimos meio perdidos, há pouca evolução, a qualidade dos nossos movimentos é falha.
Mas, a medida que há consistência, na prática, os resultados mais visíveis, passam a “dar as caras”.
Acontece o mesmo com suas anotações;
Com o tempo, você percorre a fase do entendimento e aplicação, suas notas passam a ter cada vez mais qualidade e fazer mais sentido.
Seguindo essa analogia da musculação, quero ser o seu parceiro de treino, aquele que te passa o “segredinho” para ter esses resultados de forma mais expressivas, e para isso quero que conheça a estratégia de anotações Zettelkasten.
O boost das anotações – Zettelkasten
Zettelkasten é um método de organização de ideias criado pelo sociólogo Niklas Luhmann.
A palavra Zettelkasten significa ‘caixa de fichas’ em alemão.
São aquelas caixas gigantescas usadas para guardar fichas de forma cronológica ou temática;
Felizmente, hoje temos softwares que fazem a mesma função de forma digital.
A estratégia de anotações Zettelkasten, é um método de organização de informações e ideias que enfatiza a captura, conexão e desenvolvimento de conhecimentos de uma forma não linear.
Eficaz para explorar e expandir pensamentos, além de facilitar o processo de escrita e pesquisa.
A ideia central é fazer conexões dessas notas entre si, ou seja, quando você adiciona uma nova anotações em um sistema Zettel, ela pode fazer referência a um Zettel relacionado, criando uma rede de conexões.
Essa rede de conexões permite explorar o relacionamento entre ideias, desenvolver pensamentos e fazer a descoberta de novos insights.
Para ficar mais visível para você, as conexões são essas linhas ligando os círculos uns aos outros.
É aqui que a tecnologia proporcionou aquela pilha de caixas que você viu acima, utilizadas por Luhmann no início do método, se transformarem nesse gráfico que podemos ter acesso na tela de qualquer dispositivo.
Os 3 tipos de anotações;
O método traz 3 tipos de anotações; notas passageiras, notas bibliográficas e as notas permanentes;
1 – Notas passageiras; são aqueles insights que você tem em momentos aleatórios do seu dia, você não necessariamente deve ser preciso nessas anotações, é importante não deixar esse insights passar, e revisar depois.
2 – Notas bibliográficas; nesse tipo de nota você não deve copiar, a ideia é extrair aquele conhecimento colocando nas próprias palavras tudo o que entendeu, e depois, contextualizar o porquê achou aquilo importante.
3 – Notas permanentes; criar uma correlação entre as ideias, com o tempo as ideias passam a ter um maior valor.
Melhores softwares que encontrei
São através desses softwares que você tem todos seus conhecimentos na palma da sua mão de forma organizada e acessível, eles vão te ajudar na organização e refinamento de sistemas criados por você.
Sendo bem sincero, minhas 2 principais indicações, Notion e Obsidian, são as únicas que já utilizei, onde passei pelas fases de entendimento e aplicação.
Mas, por meio de pesquisas e feedbacks de outras pessoas, reconheço como as melhores para a função de anotações próprias.
O Notion hoje em dia funciona melhor para mim como um lugar onde trabalho, já o Obsidian, um lugar onde penso e conecto conhecimentos.
Ah, fique tranquilo(a), os dois softwares já servem muito bem na sua versão gratuita.
Notion
O notion é uma excelente opção para você que pretende começar a prática de anotações.
No começo pode ser um pouco complicado de entender a ferramenta pela vasta opção de funcionalidades.
Mas não se assuste, de forma simplificada, não passa de uma página em branco onde você adiciona informações e coloca dentro de pastas com outras informações.
A grande vantagem do notion em comparação ao obsidian, é que ele é melhor aproveitado quando falamos do nosso empresarial, pois você consegue facilmente compartilhar informações com outras pessoas.
Obsidian
A melhor forma para implementar o método Zettelkasten é pela ferramenta Obsidian.
Diferente do notion, o obsidian tem a opção das conexões de notas entre si, possibilitando uma visualização gráfica das notas interligadas.
Atualmente é a minha principal ferramenta de anotações para o meu individual.
Com o tempo venho transferindo todas minhas anotações do notion para o obsidian, onde consigo fazer um melhor reaproveitamento desses de conhecimentos.
E sim, eu gosto de ver esse gráfico expandindo :).
Tenha calma
Como comentei no início do post, você precisa ter paciência na fase de entendimento da lógica por trás das anotações, assim, como na fase de adaptação dos softwares.
Vai levar algum tempo para você pegar o jeito, eu mesmo, faço o uso cerca de um ano, e sempre faço novas descobertas.
Não se cobre tanto de início para ter conhecimento sobre todas as funcionalidades, vai por mim, fazer isso pode até mesmo te desanimar.
Comesse com o básico, e a medida que percorre sua curva de aprendizagem, implemente funcionalidades novas.
A princípio você deve simplificar o processo ao máximo, e realmente usar para o objetivo principal, anotações.
Com o tempo você vai se organizando melhor e deixando visualmente mais bonito.
Resumindo, entenda o seu objetivo com as anotações, reflita o proposito dessa ação a longo prazo na sua vida, passe a entender a lógica por trás dos sistemas de anotações e seus benefícios, encontre o software ideal para seu objetivo e tenha paciência consigo mesmo durante o processo de entendimento e aplicação.
Espero que você se beneficie de um sistema de anotações assim como eu, passe a refinar e organizar seus conhecimentos de forma mais acessível, e claro, use o conhecimento adquirido para criar algo significativo.
Considero, ter uma vida antes das anotações e uma depois, é uma prática que tem como beneficio principal me proporcionar uma maior clareza mental.
Isso é tudo para esse post, obrigado por ler.
Te vejo na próxima.
Higor