Você já parou para pensar que a sua definição de sucesso pode ser totalmente diferente da minha ou de qualquer outra pessoa?
Obvio né, mas muitas vezes não paramos para questionar essa questão obvia.
Me acompanhe nesse raciocínio;
Com a exposição no meio digital somos apresentados a diversos estilos e padrões de vida sempre ‘melhores’ que o nosso todos os dias, logo, como consequência, às vezes até mesmo de forma inconsciente, consideramos aquilo ali a definição de sucesso verdadeiro.
Relacionamentos perfeitos, mansões, carros de luxo, acessórios caros e até mesmo formas de agir e pensar.
O que quero te mostrar aqui é um insight muito valioso que tive recentemente sobre o sucesso individual, se você assim como eu já fui ou é constantemente comprado pelo que vê, tome cuidado.
A vida perfeita existe?
Você já deve saber, que qualquer pessoa que se expõe no meio digital não possui uma vida perfeita, se não, tome consciência disso.
Apesar de, geralmente, apresentarem essa ‘vida dos sonhos’, todos possuem seus problemas, medos, frustrações, angustias, ansiedades, tristezas…
Mas lá estão, criando personagens atrativos que chamem nossa atenção e do público geral, consequentemente nos tornando mais engajados, nos incluindo em suas “tribos” e gerando mais receita a partir disso.
Todos buscamos o senso de pertencimento, algo na qual nos identificamos e queremos fazer parte, a questão é;
Você está em incluso em um ambiente que faça sentido com a pessoa que deseja se tornar?
Não julgo quem apresenta esse estilo de vida ‘perfeito’, cada um com seus métodos.
Mas que na maioria existe hipocrisia, existe, isso é um fato.
Quando conseguem chamar essa atenção de alguma forma e depois realmente agregam valor ao público oferecendo conteúdos e soluções que vão impactar positivamente as pessoas, tudo bem.
O problema é que na maioria das vezes isso não acontece.
Era da atenção
A regra é clara aqui, quanto mais se consiga chamar a atenção das pessoas, maior será o público alcançado e como consequência maior a receita gerada.
E essa atenção nem precisa ser via algo interessante, a polêmica já serve muito bem aqui.
Aposto que você já viu alguém ai na internet falando um monte de besteira nesses podcasts, e o pior de tudo, pessoas acompanhando, fazendo parte do movimento e defendendo com unhas e dentes tudo que faz parte daquele movimento.
Sabe porque isso acontece?
Todos nos procuramos, nossos semelhantes, nossas ‘tribos’.
E não importa o que a pessoa faça, sempre vão existir pessoas que se identificam com ela e estarão dispostas a fazer parte, seja isso bom ou ruim.
Você já ouviu falar das Kardashians?
Se nunca ouviu falar, eu aposto que em alguma mídia você já teve acesso a alguma notícia sobre elas, alguma foto, polemica… mesmo que não reconheça pelo nome.
Elas são um exemplo de alavancagem usando do recurso atenção.
Pelo pouco que sei tudo começou lá atrás com grandes polêmicas envolvendo a família, hoje cada uma ali possui empreendimentos multimilionários.
E tudo começou por dominarem muito bem esse recurso da era moderna; a atenção
Cuide do seu ambiente digital
Agora que você entende a importância de se atentar ao que aos conteúdos que chega até você, eu quero te mostrar alguns pontos do porquê se deve fazer uma limpeza no seu ambiente digital.
É mais que comprovado que o ambiente tem o poder de nos moldar, tanto para o nossa melhor versão quanto para a pior.
Se tu tem amigos tóxicos, relacionamentos que só te afundam, pessoas que não te agregam em nada e ainda querem o seu mal, é claro que a probabilidade da sua vida se tonar um caos são altas.
O mesmo acontece no meio digital.
Sabe aqueles memes autodepreciativos que você segue, aqueles amigos que só vivem postando uma vida de farra, bebedeira… ou até mesmo aquelas páginas de notícias/fofocas que só te mostram informações irrelevantes que nada vão te agregar.
O que você espera que aconteça com você?
Vai ser muito difícil ir contra esses estímulos, não seria muito melhor você ter um ambiente digital que estimule suas curiosidades, aprimore sua criatividade e que te apresente conhecimentos que geram impacto positivo em sua vida?
Não falo para você se tornar um chato que não pode rir de coisas ‘bestas’.
Não destrua sua criança interna, um erro que nunca mais pretendo cometer.
Eu também gosto de uns memes, gosto de acompanhar perfis de cinema que sou apaixonado e até postagens dos meus animes preferidos.
Mas aqui você deve tomar cuidado, reconheça o limite do que é entretenimento e o que está te prejudicando.
Eu quero muito te ajudar a eliminar o que vem te prejudicando, então vou deixar algumas dicas que eu uso por aqui que tu pode passar a implementar ainda hoje para melhorar seu ambiente digital.
Pare de seguir ou silencie páginas e pessoas
Faça isso para as pessoas e páginas que não estão te agregando em nada para o atual momento de vida que está.
Por exemplo;
Precisa focar nos estudos?
Então não fique vendo os stories daquele seu amigo(a) que só posta aquele tipo de curtição via uma vida de farra… em um momento que você estiver desanimado, você pode cometer o erro de pensar que aquela vida ali que eles postam (aparentemente feliz) é o caminho certo a se seguir, colocando toda sua evolução em risco.
Fazer isso não vai te tornar uma pessoa arrogante, você apenas está cuidando de si e dos estímulos que recebe.
Bloqueie os assuntos que não te interessam
Eu particularmente não tenho o mínimo interesse em BBB, por exemplo, o que fiz na época que esse tipo de conteúdo começou a invadir minhas redes sociais?
Fui em uma opção lá dentro das configurações do Instagram que bloqueia as hashtags que correspondiam a BBB, pronto, nunca mais recebi nada do tipo.
Sugiro que faça o mesmo para esses assuntos que nada te agregam, mas vivem te perseguindo.
Crie um ambiente digital que favoreça sua evolução
Já parou para pensar que se seus padrões de vida são baixos, pode ser por conta de não se colocar em um ambiente que o programaria para aumentar seus padrões?
Até mesmo te programando a pensar que ter padrões altos de pensamentos é algo totalmente normal.
Esses processos de pensamentos são criados via nossos ambientes, logo, tornando eles naturais, fazendo parte da nossa identidade.
Meu conselho aqui é que você crie um ambiente digital que favoreça a construção da pessoa que procura se tornar, da identidade que deseja assumir.
Acompanhe pessoas/conteúdos que trazem informação de alto valor para o que procura, que te apresente os fundamentos necessários, e não mais alguns ‘hacks’, que no melhor cenário, pode até podem te ajudar, mas somente no curto prazo.
A construção de algo significativo demanda tempo, foque no longo prazo!
Por experiência própria, informação baseadas em fundamentos dificilmente vem de quem fica exibindo um estilo de vida baseado em ostentação de bens materiais.
Pode vir daquele perfil pequeno que às vezes nem foto tem direito, pequeno em números, mas absurdamente grande na quantidade de valor agregado.
Como atingir o seu sucesso?
Não existe uma ‘receita’ pronta para isso, infeliz ou felizmente.
Você vai ter que analisar sua vida, seus valores, algo que você busca para si.
Nunca compre o estilo de vida ou comportamentos de outras pessoas, mesmo que sejam muito atrativos.
Desenvolva a habilidade de se questionar!
- É tudo isso mesmo que eu quero?
- Serei verdadeiramente feliz se conseguir isso?
Outro ponto importante, é não apoiar seu sucesso em coisas materiais, isso pode acabar com você, mesmo que conquiste pode haver frustração por conta daquilo não fazer parte genuinamente do seu sonho, isso acontece quando passamos a comprar o sonho de alguém.
Não digo que você não deva almejar conquista de patrimônios, mas conquiste isso desde que seja para você e não porque você viu por aí e achou muito foda e quer ter também.
Vivemos tão no futuro, que pensamos que só teremos felicidade quando tivermos vivendo um estilo de vida luxuoso, esses apresentados principalmente no meio digital.
Acabamos esquecendo do óbvio, o hoje, do que já temos no presente.
Tem um teto aí sobre você? Não te falta alimento? Você tem pessoas próximas na qual tu pode contar? Nem que seja somente uma pessoa.
Eu aposto que você tem algo para agradecer, mesmo que a vida possa parecer uma merda às vezes.
Ser feliz pode ser mais simples do que se imagina, mas, ao mesmo tempo, algo extremamente difícil.
”Observe a felicidade nos detalhes, nas pequenas coisas do dia a dia.”
Hoje venho me desprendendo cada vez mais de estilos de vida na qual fui comprando dos outros no decorrer dos anos, no final pude perceber que nem era tudo isso que eu queria para mim.
É fácil se desprender disso, claro que não, é um processo que demanda esforço.
E sempre vai ter aquele estilo de vida ‘perfeito’ aparecendo no nosso feed, nos testando, tentando dizer para o nosso subconsciente o quão ‘atrasados’ ainda somos.
Viva seus próprios sonhos, suas próprias metas/objetivos, seus próprios valores, viva a sua vida conforme o que você realmente acredita ser sucesso.
Você é um ser único, com uma frequência única.
Não estrague essa frequência tentando ser outra pessoa.
Bom, espero que você passe a enxergar o sucesso de uma forma diferente, assim como eu venho procurado enxergar, quero que você se liberte quanto antes.
Até a próxima.
Higor